segunda-feira, 3 de março de 2014

Secretários falam sobre atrasos em desfile e fazem balanço.


  
O balanço do quarto dia de Carnaval foi apresentado na manhã desta segunda-feira (03), durante coletiva na Sala de Imprensa Oficial do Carnaval Regina Coeli, no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória. As secretarias de Ordem Pública (Semop), Saúde (SMS), Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) e a Superintendência de Política para as Mulheres (SPM) divulgaram dados atualizados sobre a folia.
O titular da Sedes, Guilherme Bellitani, falou sobre o atraso dos trios no Circuito Osmar (Campo Grande), ocorrido neste domingo (02) e repercutido pela imprensa. “Apesar de ter sido noticiado que o atraso dos Filhos de Gandhy chegou a 3h, na realidade o pico de atraso foi de 1h20 min”, ressaltou. Bellitani lembrou que, com as alterações realizadas para o Carnaval deste ano, o circuito do Campo Grande começa a partir do Hotel Sheraton. “Não podemos contabilizar o atraso na entrada do bloco na passarela, já que o circuito começa antes”, frisou. “O Gandhy realmente entrou na passarela 3h após o horário previsto, porém ele chegou ao Hotel Sheraton com atraso de 1h10, e em um determinado momento, este atraso atingiu 1h20”, completou.
A secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, destacou que a fiscalização preventiva tem atuado de forma intensiva para coibir irregularidades nos circuitos da festa. Segundo ela, mais de oito mil mercadorias proibidas, entre facas, facões, palitos de espetinho, latas de cerveja, entre outros produtos, já foram apreendidos. Outro foco da fiscalização é a proibição de ambulantes que costumavam dormir nas barracas, que, de acordo com a secretária, até o Carnaval do ano passado era um costume, inclusive de alguns que vinham de outras cidades.
De acordo com Rosemma Maluf, está sendo feita uma varredura nos circuitos todas as manhãs para coibir essas ações, inclusive em parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), para o caso de haver crianças nestes locais. “Quando envolve criança, a situação fica um pouco mais complicada. E para evitar qualquer excesso de ambas as partes, o serviço social é acionado para que seja feito o encaminhamento adequado desta criança”, ressaltou.
Já os postos de saúde dos circuitos contabilizaram um total de 3.312 atendimentos desde as 18h da quinta-feira (27), o que representa 20% a menos que no mesmo período do ano passado. O secretário José Antônio Rodrigues destacou a melhora do atendimento no período de socorro à vida, lembrando o caso do cordeiro que sofreu uma parada cardiorrespiratória e, em menos de uma hora, estava num hospital realizando um serviço de alta complexidade, e da turista de Recife que foi transportada para o Hospital do Subúrbio e já recebeu alta.
O secretário lembrou ainda o atendimento que vem sendo realizado pelos postos de saúde municipais. “O 5° Centro, por exemplo, hoje já recebe o mesmo quantitativo de pacientes que se encaminham para o HGE”, contou. “Nossas unidades de urgência e emergência 24h tradicionais estão conseguindo resolver o problema do cidadão e encaminhá-lo para suas residências de forma segura”, finalizou.
De acordo com a titular da Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), Monica Kalile, já foram registrados 110 casos de violência à mulher nos circuitos do Carnaval. Ela também destacou o caso de um bloco em que os integrantes estavam jogando milho e jatos de água nas mulheres durante o circuito. “Essa atitude que eles chamam de brincadeira, não pode ser aceita no nosso Carnaval”, frisou. Segundo Mônica Kalile, o bloco já foi acionado para que tais ações não se repitam. 
Outros dados da festa:
SALTUR
Circuito Dodô (Barra/Ondina): fluxo de atrações normal, sem ocorrências de atrasos superiores a 15 minutos. Foram 18 entidades com sete trios independentes. O Trio Ecológico tentou sair do Farol da Barra com três pneus furados, mas foi impedido por razões de segurança, por volta das 23h30. Os desfiles começaram às 12h, encerrando-se em Ondina às 4h20.
No Circuito Osmar (Campo Grande) houve alguns problemas de fluxo com atraso na saída do Afródromo (Filhos de Gandhy e Comanches) de 1h 20min. O ponto de início do desfile é no Hotel Sheraton da Bahia e não mais na passarela do Campo Grande. Foram 35 entidades, com sete trios independentes. Os desfiles foram iniciados às 11h15 e terminaram às 4h10.
No circuito Batatinha (Pelourinho) desfilaram dez entidades, com início às 11h15 e término ás 23h.
SAÚDE
- 3.312 atendimentos, decréscimo de 20% em comparação com 2013.
- 78% (2.594) foram clínicos; 9% (312) cirúrgicos, 7% (227) ortopédicos e 6% (179) de bucomaxilofacial.
- Dos 179 atendimentos de bucomaxilofacial, o módulo Piedade liderou com (37) atendimentos, seguido do da Montanha (32), Ademar de Barros (31) e Sabino Silva (25). Diminuição de 34% em comparação com 2013. O sexo masculino concentrou 89% dos atendimentos.
- O circuito Barra realizou 57% (1896), Campo Grande 40% (1312) e Pelourinho 3% (104). Quando comparado ao ano de 2013, observa-se redução de 23, 15 e 17%, respectivamente.
- O Posto Ademar de Barros liderou em número de atendimentos com 16% (519), Piedade 14% (463), Sabino Silva 11% (369), Shopping Barra 11% (360) e Morro do Gato 10% (338).
- As cinco principais causa de atendimento continuam sendo as agressões físicas (631), intoxicação alcoólica (353), ferimento acidental (317), cefaléia (298) e tontura (296)
- O circuito Barra respondeu por 50,5% (319) dos registros de agressão física, seguido do Campo grande 49% (309) e Pelourinho 0,5% (3).
- Em relação aos casos de intoxicação alcoólica o circuito Barra registrou 79% (278), Campo Grande 19% (69) e Pelourinho 2% (6).
- Os postos Piedade (147), Ademar de Barros (98), Sabino Silva (70), Montanha (64) e Shopping Barra (60) apresentaram o maior número de atendimentos por agressão física.
- A faixa etária que concentrou maior número de atendimentos foi de 20 a 29 anos (1169), seguida de 30 a 39 anos (782) e de 40 a 49 anos (412).
- 59% dos atendimentos foram para usuários do sexo masculino.
- Houve 101 transferências, oriundas dos postos da Piedade (21), TCA (13), Ademar de Barros, Morro do Gato e Montanha (11), Sabino Silva (10) e dos demais postos (24).
- 35% (35) das transferências foram para o Hospital Geral do Estado – HGE, seguida do 5º C.S Prof. Clementino Fraga 33% (33).
- Os principais motivos das transferências estão relacionados à avaliação com especialista 31% (31), Avaliação Radiológica 12% (12) e fratura 8% (08).
SUCOM
- 1.849 caixas de bebida apreendidas (47.690 unidades cerveja, água, refrigerante e energético)
- 2 freezers apreendidos
- 39 notificações
- 114 vistorias de segurança (camarotes, praticáveis, arquibancadas, marquises, palcos)
- 27 vistorias de balcões
- 08 vistorias de atividade
- 19 vistorias de publicidade
- 58 vistorias técnicas diversas
- 02 remoções de balcão irregular
- 39 monitoramentos sonoros de trio
- 16 monitoramentos sonoros diversos
- 06 autos de infração
- 07 advertências
- 25 atendimentos diversos
- apreensões de publicidade irregular
- embargo (estacionamento Sol Park, Ladeira dos Barris)
- 02 interdições
- 02 apreensões (faixa e blimp)
SEMOP
- Foram recolhidos 1.247 espetinhos, 32 facas, seis barras de ferro e 17 garrafas de vidro, dentre outras armas brancas, além de mais de 1.000 latas de cerveja e refrigerante e  bebidas artesanais nos principais circuitos do Carnaval em Salvador.
- Apenas domingo (2), a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 50 pré-afogamentos (24 ocorrências na Barra e 14 na praia de Ondina); 12 ocorrências nos trechos entre Jardim de Alah a Aleluia; 117 ocorrências, sendo 92 no circuito Barra-Ondina.
 - Domingo (2), a Codecon registrou 36 notificações, após vistoriar 230 estabelecimentos, totalizando desde início da folia 126 notificações, e a GMS registrou 33 ocorrências envolvendo casos de lesão corporal, apreensão de drogas, prestação de socorro e outros, acumulando assim 120 registros.
- Iluminação: Do início do Carnaval até agora já foram realizados 178 registros de ocorrências, dentre estes manutenções e ligações.
- Armas brancas  já totalizam 3.203 apreensões, 268 litros de bebidas artesanais, 4.355 latas de cervejas e refrigerantes, 74 carros de mão, e outros itens que já contabilizam mais oito mil mercadorias retidas.
TRANSALVADOR

- Das 6h de domingo (02) às 6h desta segunda-feira (03), a Transalvador registrou cinco acidentes, com oito feridos, mas sem vítimas fatais. O órgão municipal autuou 847 condutores e removeu 278 veículos ao pátio da Transalvador.
- Nas blitze, os agentes da Transalvador abordaram 481 pessoas, autuando 122 delas, sendo 80 por consumo de álcool e, as demais, por motivos diversos. Ao todo, 20 carros foram removidos nessas operações e 74 carteiras de habilitação apreendidas. Três condutores cometeram crime de trânsito, apresentando quantidade igual ou superior a 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro.
- As duas equipes de fiscalização da Lei Seca são compostas por 11 agentes e contam com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
- As linhas Lapa-Barra completaram 114 viagens, transportando 5.137 passageiros, com saídas a cada sete minutos.
- As equipes de trânsito e transporte da Transalvador utilizaram 100 veículos nas operações realizadas nesse período, sendo 68 carros e 32 motos.
- Os ônibus do sistema convencional transportaram 654.658 passageiros.
- Os ônibus do sistema especial complementar transportaram 94.849 usuários.
- O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves, cujo funcionamento é das 7h às 19h, transportaram 40.969 pessoas.
- Os estacionamentos disponibilizados para os foliões nas imediações dos circuitos do Carnaval acomodaram 3.421 veículos, sendo 2.675 na Zona Azul, 599 na Fonte Nova e 147 no São Raimundo.

- O folião contou com 5.834 táxis. A Getax apreendeu um veículo oferecendo serviço de transporte clandestino e autuou 38 permissionários.



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